Hackers atacam empresa de energia em Portugal e pedem mais de R$ 57 milhões em Bitcoin

  • por

A maior empresa de energia de Portugal, a EDP, sofreu um ataque “sem precedentes” de hackers que estão pedindo um resgate milionário em Bitcoin

De acordo com uma publicação desta segunda-feira, 13 de abril, do portal local Jornal de Notícias (JN), os invasores conseguiram acessar um servidor interno da companhia elétrica e furtaram 10 terabytes de informações sensíveis. Agora, eles pedem um resgate de 1.580 Bitcoins (cerca de R$ 57 milhões) para não vender as informações roubadas aos concorrentes da empresa ou torná-las públicas. 

Segundo o JN, o pedido de resgate foi publicado pelos criminosos na “dak net” junto com imagens dos arquivos que estão sob a posse deles. Os documentos incluem pastas sobre finanças, recursos humanos e gestão. Os hackers também comentaram, nesta publicação, que as imagens servem apenas para demonstrar aos dirigentes da EDP que a ameaça é real e que estão de fato com acesso a informações sensíveis. 

Além disso, os criminosos deram um prazo de cerca de 20 dias para que a empresa faça o pagamento do resgate, sob ameaça de vazamento dos dados. 

Em nota, a EDP declarou:

“Os serviços críticos de supervisão e controle da rede elétrica de distribuição estão a operar normalmente, embora com adaptações decorrentes de algumas limitações. Para conter os efeitos deste ataque, foram prontamente aplicadas medidas de prevenção e proteção dos sistemas que suportam as operações da empresa, estando a ser analisada a origem e a anatomia deste incidente, para que os serviços e operações em causa sejam rapidamente restabelecidos.”

A empresa também disse que a “a atuação do grupo EDP perante este ataque está sendo articulada com as entidades competentes”.

Fonte: https://www.criptofacil.com/hackers-atacam-empresa-energia-portugal-pedem-mais-r-57-milhoes-bitcoin/

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 7 =