Deputado pede que Paulo Guedes crie uma moeda digital para o Brasil

O Deputado Federal Luizão Goulart (REPUBLICANOS/PR) protocolou na Câmara um Requerimento de Indicação ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, no qual pede que o Brasil substitua o Real por uma moeda digital.

Segundo o Deputado a substituição da moeda nacional é importante diante da pandemia do coronavírus e de outras que possam vir.

“Sugere ao Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Economia a substituição da moeda em espécie por moeda digital como forma de enfrentamento dos futuros casos de graves pandemias”, diz o requerimento.

“Fim do Real”

Em seu pedido, Goulart também pede que o tema seja analisado pelo Banco Central do Brasil.

Assim, pede que o BC estabeleça um prazo para a substituição da moeda nacional por uma digital.

“(…) o Banco Central do Brasil estabeleça um cronograma de substituição gradativa da moeda em espécie por moeda digital, eis que, é fato que uma das formas de transmissão do vírus entre a população se dá na manipulação diária de moeda em espécie”, destaca.

Segundo o Deputado, o mundo terá que se adaptar à nova realidade das pandemias.

“(…) ou seja, talvez a periodicidade de pandemias com alto potencial destrutivo de vidas humanas em conjunto com recessões econômicas. Não se trata mais de “suposições” e sim de realidades futuras.”, alega.

Deputado já tem dois pedidos de criação de moeda digital

Este porém não é a única indicação de Goulart para a criação de uma moeda digital nacional.

Como noticiou o Cointelegraph o Deputado também é autor de um requerimento sobre o tema destinado exclusivamente ao Banco Central do Brasil.

“”Requeremos a Vossa Excelência, nos termos do § 2º do art. 50 da Constituição Federal e na forma do art. 115, inciso I e art. 116 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, que seja encaminhado pedido de informações, por meio da Mesa Diretora desta Casa, ao Presidente do Banco Central do Brasil, Sr. Roberto Campos Neto, sobre o andamento do processo de substituição da moeda em espécie por moeda digital”

Banco Central

No pedido Goulart deseja saber em que fase se encontra o programa ou projeto de substituição da moeda em espécie por uma moeda digital.

Assim o Deputado defende que o Banco Central “acabe” com o Real e adote uma moeda digital.

“Desta feita, atento e preocupado com alternativas que possam diminuir a transmissão de doenças contagiosas em nossa população, defendemos essa mudança gradual até sua substituição definitiva da moeda em espécie por uma moeda digital oficial do governo por se tratar agora de uma questão também de Saúde Pública e não mais só de “novas tecnologias”.”, defende.

Ambos os pedidos seguem em tramitação na Câmara dos Deputados.

O Cointelegraph entrou em contato com o Banco Central do Brasil e com o Ministério da Economia sobre os requerimentos mas, até o momento, não obteve resposta.

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/deputy-asks-paulo-guedes-to-create-a-digital-currency-for-brazil

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 18 =