Vitalik Buterin compara tokens DeFi à impressora de dinheiro do Fed

Vitalik Buterin, o cofundador da Ethereum, voltou a usar o Twitter para alertar contra o otimismo ingênuo no setor de finanças descentralizadas (DeFi), comparando a economia dos tokens Yield farming com a impressão de dinheiro do Federal Reserve.

A Yield farming – fornecendo liquidez para ganhar juros na forma de tokens – tomou a comunidade cripto de assalto e desencadeou o boom DeFi.

No entanto, Buterin destacou a agressiva inflação da oferta de muitos tokens de governança, dizendo que isso pressiona para baixo os preços das “moedas que estão sendo impressas sem parar para pagar os provedores de liquidez”.

Sério, o grande volume de moedas que precisam ser impressas sem parar para pagar os provedores de liquidez nesses regimes de 50-100% ao ano faz com que os principais bancos centrais nacionais pareçam todos administrados por Ron Paul.

Buterin não está sozinho em sua avaliação desses aspectos inflacionários do setor DeFi, com o usuário do Twitter ‘Larrypc’ comparando a Yield farming a “um gigante esquema Ponzi”.

Nem todo mundo é cético, com o investidor David Lach respondendo: “Se você vê essas moedas impressas como novas criptomoedas (como BTC, ETH etc.), então sim, é uma loucura. Mas se você os vê como capital em novas startups / projetos de criptomoedas que geram fluxos de caixa, não é tão louco. Sempre haverá novas startups com potencial real no universo cripto.”

Mas Buterin rebateu que não vê “nenhum caminho plausível” para muitos projetos gerar fluxo de caixa, enfatizando a necessidade de aplicativos geradores de taxas para sustentar um projeto a longo prazo:

Até agora, a única estratégia para gerar taxas de longo prazo que vejo é algum tipo de ataque financeiro estranho para agarrar liquidez e roubar o efeito de rede da Uniswap. E estou pessimista quanto a essa estratégia.

Os comentários de Buterin vêm à luz da exchange descentralizada e da plataforma SushiSwap que explodiu em popularidade no fim de semana devido a uma estratégia agressiva de distribuição de tokens de governança destinada a incentivar os primeiros usuários, com 10 vezes a taxa básica de 100 SUSHI por bloco a ser paga aos provedores de liquidez.

O frenesi da Yield farming reacendeu as preocupações com relação à capacidade de escalabilidade da Ethereum, com as complexas execuções de contratos inteligentes que sustentam as transações de muitos projetos DeFi, resultando em taxas de três dígitos para realizar as operações básicas.

A exchange descentralizada (DEX) por tokens ERC-20, Uniswap, emergiu como a maior fonte de taxas de gás da rede – gerando cerca de US$ 7 milhões em taxas apenas no último mês.

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/vitalik-buterin-compares-defi-tokenomics-to-the-fed-s-money-printer

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − oito =