Blockchain está entre as tecnologias emergentes mais demandadas por empresas, diz estudo

  • por

A multinacional de tecnologia e informática dos Estados Unidos, Oracle, publicou um estudo nesta sexta-feira, dia 17 de abril, onde aponta quais são as tecnologias emergentes mais procuradas ou adotadas pelas empresas. A tecnologia blockchain é uma das listadas pelo relatório intitulado “Tecnologias emergentes: a vantagem competitiva para finanças e operações.”

No que diz respeito ao uso da tecnologia blockchain, 30% das 700 empresas entrevistadas disseram que suas organizações estão usando blockchain para aprimorar processos e fluxos de trabalho do sistema financeiro. Outras 36% afirmaram que já possuem um piloto em andamento para implementação da tecnologia.

Diversos setores usam ou pretendem usar a tecnologia blockchain em seus negócios para melhorar os serviços, agregar mais segurança e rastreabilidade, como é o caso do setor de suprimentos, de serviços financeiros ou de assistência médica. Esses diferentes setores esperam resultados positivos a curto prazo.

Blockchain para cadeias de suprimentos

De acordo com o levantamento, 78% das 700 empresas pesquisadas concordam que a capacidade de verificar o monitoramento da cadeia de suprimentos com blockchain reduzirá os incidentes de fraude pela metade ou mais nos próximos 5 anos. 

Blockchain no Sistema Financeiro

Segundo o relatório, as organizações que usam blockchain para aprimorar os sistemas financeiros estão frequentemente obtendo resultados, incluindo dependência reduzida de papéis e processos manuais (37%); melhoria da governança corporativa (37%); riscos reduzidos (37%); e conformidade regulatória aprimorada (35%). Nessas áreas, o impacto das tecnologias blockchain supera as expectativas.

Quase metade (49%) dos entrevistados usa sistemas financeiros baseados em blockchain para resolução de disputas de pagamento.

Além disso, 58% estão avaliando o uso da tecnologia no processamento de pagamentos, já que a tecnologia pode baratear, agilizar e dar mais segurança a transferência de fundos. 

Já entre as organizações que utilizam a tecnologia blockchain em aplicativos financeiros, 83% esperam um retorno significativo em um ano. 

Blockchain em contratos inteligentes

Segundo a pesquisa, 39% dos participantes acredita no potencial da blockchain para facilitar contratos inteligentes. Isso porque a tecnologia permite que os usuários definam e executem contratos inteligentes com facilidade e façam adições conforme necessário.

Investimento vale a pena

De maneira geral, entre os entrevistados que usam a tecnologia blockchain para qualquer fim, 87% ​​dizem que atingiram ou excederam suas expectaivas de ROI (Retorno Sobre Investimento) e 82% esperam ver um valor comercial significativo dentro do ano.

Fonte: https://www.criptofacil.com/blockchain-esta-entre-tecnologias-emergentes-mais-demandadas-por-empresas-diz-estudo/

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + dez =