‘Satoshi Nakamoto teve ajuda externa para criptografia’, diz desenvolvedor inicial do Bitcoin

  • por

De acordo com um dos primeiros desenvolvedores do Bitcoin (BTC), Satoshi Nakamoto procurou ajuda de criptógrafos externos antes do lançamento do Bitcoin.

Laszlo Hanyecz, que trabalhou de perto com Satsohi em 2010, disse ao Cointelegraph que ficou confuso com a escolha de Satoshi da curva elíptica secp256k1. O uso dessa curva, na época, era incomum. As curvas do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) eram muito mais comuns. Muitos entusiastas do Bitcoin ao longo dos anos especulam se isso é sorte ou gênio, já que a curva escolhida por Satoshi é mais eficiente e também torna menos provável a porta dos fundos.

“Eu tive um monte de gente revisando”

Em algum momento, Hanyecz enviou um e-mail a Satoshi perguntando por que ele escolheu essa curva específica, Satoshi explicou a Hanyecz que ele tinha alguns especialistas ajudando-o:

“‘Eu tive um monte de gente revisando eles e eles me disseram que isso era bom.’ E ele realmente não deu detalhes, mas disse que os especialistas veem isso. “

Não está claro exatamente quando Satoshi procurou essa ajuda externa, mas antes do lançamento do Bitcoin. Também não está claro se Satoshi acabou de postar suas perguntas em alguns fóruns criptográficos e listas de discussão ou se tinha comunicações ao vivo com os criptografadores.

Algumas tentativas antes do Bitcoin

Em outra ocasião, Hanyecz, maravilhado com a genialidade do design do Bitcoin, perguntou a Satoshi: “Como você fez isso? Você faria isso sozinho? ”, Sem entrar em detalhes, ele relatou que Satoshi lhe disse:

“Demorei alguns anos […] fiz algumas tentativas. Estou trabalhando nisso há um tempo.”

Geralmente, é consistente com o relato público de Satoshi de seu trabalho, no qual ele admite que passou cerca de dezoito meses trabalhando no código. Não sabemos se “poucas tentativas” se refere aos projetos anteriores de Satoshi ou a versões anteriores do Bitcoin.

Esse relato também acrescenta nuances interessantes ao debate sobre se Adam Back fazia parte da equipe de Satoshi. Se Adam Back fizesse parte da equipe, eles ainda precisariam procurar ajuda externa? Back, provavelmente como Satoshi, não é um criptógrafo profissional treinado e o Hashcash emprega uma curva elíptica.

Outra questão é que, levando em consideração o quão cuidadoso Satoshi estava se certificando de que ele não deixasse nenhum identificador, as informações que ele compartilhou com Hanyecz foram verdadeiras?

No entanto, vale a pena considerar qualquer fato novo que possa nos ajudar a entender melhor o mistério por trás de Satoshi Nakamoto e a criação do Bitcoin.

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/satoshi-nakamoto-had-outside-cryptography-help-says-early-bitcoin-dev

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 11 =