Estudo: 47% dos consumidores brasileiros se recusam a usar criptomoedas como meio de pagamento

  • por

Um estudo recente desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a OfferWise, revelou que 47% dos consumidores brasileiros se recusam a usar criptomoedas como meio de pagamento.

Apesar disso, o estudo mostrou que a adoção de meios de pagamento como aplicativos e carteiras digitais foi acelerado pela pandemia. As informações são do portal e-commerce Brasil.

Radiografia dos meios de pagamentos 

A segunda edição do “Panorama dos meios de pagamento no varejo brasileiro” fez uma radiografia dos principais meios de pagamento utilizados por consumidores e empresas do setor.

Assim, segundo o levantamento, 21% dos consumidores realizam pagamentos via aplicativo. Em contrapartida, em 2018, esse índice era de apenas 4%. Essa opção e pagamento móvel é oferecida por 62% das empresas. Há dois anos, eram apenas 13%.

Covid-19 acelerou adoção de pagamentos digitais

Além disso, 70% das empresas entrevistadas mudaram suas estratégias no que diz respeito aos meios de pagamento nos últimos 12 meses. Por outro lado, 58% delas alteraram suas estratégias para conseguirem lidar com os efeitos da pandemia do coronavírus.

Como resposta à crise sanitária atual, as empresas do varejo adotaram pagamentos com carteiras digitais e QR Codes. Também firmaram parcerias com marketplaces e empresas de cashback. O uso de cashback, por exemplo, saltou de 17% em 2018 para 25% em 2020.

Segundo o presidente da SBVC, Eduardo Terra, o uso mais intenso de meios de pagamento digitais é positivo para a economia do país. “pois aumenta a formalização do mercado e torna mais fácil alcançar a população desbancarizada”. Terra ainda acrescentou que o varejo avançou cinco anos em cinco meses:

“O Covid-19 acelerou a transformação digital do varejo e a adoção de novos hábitos pelos consumidores”, afirmou.

Uso das criptomoedas

De acordo com o estudo, as criptomoedas ainda não despertam muito interesse dos consumidores como meio de pagamento.

Como 47% dos consumidores não querem usar criptoativos para este fim, o varejo, que indicava em 2018  possibilidade de passar a usar criptomoedas, mudou seu foco para outros meios que têm mais possibilidade de aceitação pelos clientes.

Fonte:https://www.criptofacil.com/estudo-47-dos-consumidores-brasileiros-recusam-usar-criptomoedas-como-meio-pagamento/

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + quatro =