China conclui primeira fase de desenvolvimento do yuan digital

A China concluiu o desenvolvimento da arquitetura de back-end de seu yuan digital. A informação partiu de Wang Zhongmim. Wang é ex-vice-presidente do Conselho Nacional para o Fundo de Seguridade Social do Banco Popular da China (PBoC).

Wang fez o anúncio durante o online Fintech Forum 2020, organizado pelo Tencent Fintech Research Institute e o Fintech 50 Forum em Pequim.

Concorrência estimula progresso do PBoC

Segundo Wang, a pandemia de Covid-19 aumentou a concorrência no espaço de moeda digital. De fato, mais gigantes da tecnologia e governos buscaram criar uma melhor infraestrutura de pagamento digital. Ele observou especificamente o desenvolvimento do Libra, por meio do qual o Facebook está experimentando carteiras digitais baseadas em suas mídias sociais.

Com tantas criptomoedas já existentes e em desenvolvimento, a China está buscando criar uma infraestrutura de pagamento na qual essas moedas possam coexistir com moedas digitais soberanas. Wang disse que esse sistema criará um ambiente no espaço de moeda digital para competição e cooperação mais saudáveis.

No final de maio, a China propôs a criação de stablecoins para pelo menos quatro países asiáticos. A medida tem como objetivo expandir esse tipo de pagamento e facilitar a integração entre os países.

CBDC da China em sua fase de testes

O CBDC da China está atualmente em fase de testes, disse Wang durante o fórum. O país também começou a elaborar leis que ajudarão o lançamento e a implementação de sua moeda digital.

Acredita-se que as gigantes chinesas Alibaba, Tencent, Huawei e China Merchants Bank estejam trabalhando com o PBoC no desenvolvimento e teste. A moeda deverá ser testada em quatro cidades, bem como para pagamentos de funcionários públicos.

Ainda não há certeza de quando a China planeja lançar oficialmente sua moeda digital. Porém, segundo o chefe da região Ásia-Pacífico, Glenn Woo, ela ainda será pioneira. Woo disse que o yuan digital provavelmente será a primeira moeda virtual apoiada pelo estado a ser lançada em todo o mundo.

Fonte: https://www.criptofacil.com/china-conclui-primeira-fase-desenvolvimento-yuan-digital/

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =