Bitcoin corre risco de queda de 20% com mercado de ações dos EUA reagindo mal a estímulos do governo

O Dow Jones despencou 2,84% em 26 de junho, registrando uma queda de 9,27% desde o pico do mês. Como os ativos com risco enfrentam o medo de uma correção, a vulnerabilidade de uma retração de preço de Bitcoin (BTC) no curto prazo pode aumentar.

Embora muitos fatores fundamentais estejam causando uma tendência de baixa no mercado de ações, os analistas apontam o declínio da liquidez como principal catalisador. Quando o balanço do Federal Reserve começou a se contrair, as ações dos EUA caíram em conjunto.

A correlação entre Bitcoin e ações dos EUA nos últimos meses aumenta a probabilidade de uma queda de preço do BTC.

Mercados mostram cautela; Bitcoin não é exceção

Holger Zschaepitz, analista de mercado da Welt, explicou que os investidores foram inicialmente compelidos pela injeção agressiva de liquidez do Fed. Mas, com a desaceleração da liquidez, vários riscos macro, como o número de infecções por vírus, começaram a afetar o sentimento dos investidores.

Correlation between the U.S. stock market and global liquidity. Source: Holger Zschaepitz, Bloomberg

Correlação entre o mercado de ações dos EUA e a liquidez global. Fonte: Holger Zschaepitz, Bloomberg

Referindo-se a um gráfico que mostra a correlação entre o S&P 500 e a liquidez global, Zschaepitz escreveu:

“Este gráfico mostra que os investidores em ações são viciados em novos estímulos, como um ‘junkie’. Sem nova liquidez do Banco Central, uma economia global desafiadora, altas avaliações do mercado de ações e crescentes casos de COVID importam novamente. ”

Da mesma forma, o preço do Bitcoin caiu acentuadamente quando o mercado de ações dos EUA recuou inicialmente. O Dow Jones teve sua primeira grande queda na semana de 23 de junho. O Bitcoin também teve uma forte rejeição de US $ 9.700 no mesmo dia, registrando uma queda de 7% em 24 horas.

Bitcoin falls by 7% in a 24-hour span on June 23, as stocks drop. Source: TradingView.com

O Bitcoin cai 7% em um período de 24 horas em 23 de junho, com a queda das ações. Fonte: TradingView.com

Na maioria dos últimos dois anos, o preço do Bitcoin mostrou pouca ou nenhuma correlação com as ações, movendo-se com base em sua própria dinâmica de mercado. Mas a impressionante correlação entre Bitcoin e ações, especialmente no segundo trimestre de 2020, mostra que os investidores permanecem altamente incertos.

Com uma taxa de desemprego de dois dígitos e a luta para reduzir a taxa de novas infecções por vírus, muitos fatores estão impedindo uma recuperação econômica global sem atrito.

Correlação de curto-prazo é ruim?

O PlanB, criador pseudônimo do modelo stock-to-flow, disse que a correlação de curto prazo entre o Bitcoin e os estoques pode ser positiva.

O aumento simultâneo entre Bitcoin, ações e outros ativos de risco pode indicar que o mainstream considera o BTC como um ativo estabelecido.

Ele disse:

“Vejo isso como uma boa notícia. Eu ficaria realmente preocupado se todos esses trilhões de QE fluíssem para ações, títulos, imóveis, ouro … mas não para bitcoin. Além disso, o FED está bombeando ações, então, saber que ações e bitcoin ficam juntos significa que o BTC está alinhado com os interesses do FED. ”

Se o Fed elevar a liquidez mais uma vez como resultado da deterioração do sentimento em torno da economia dos EUA, também poderá beneficiar a tendência de preços do Bitcoin.

No curto prazo, no entanto, os gráficos do BTC sugerem que uma queda mais profunda ainda é possível. Os analistas técnicos preveem um potencial recuo para os US $ 7.000, aproximadamente uma queda de 20%, considerando que o nível de suporte de US $ 9.000 se esgotou.

Ontem, o Cointelegraph Markets noticiou que o analista de mercado popular Tone Vays acredita que a faixa de US $ 6 mil a US $ 10 mil permanecerá em vigor pelo menos até o final deste ano.

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/bitcoin-risks-20-drop-as-outlook-for-stimulus-junkie-stocks-sours

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + dezessete =