Golpe para roubar dinheiro em banco pela internet e fraude do ‘boleto falso’ crescem 70% no Brasil

Fraudes envolvendo o roubo de dinheiro em bancos aumentaram 70% os últimos três meses no Brasil. De acordo com um levantamento feito pela Febraban, o número de golpes acompanhou o crescimento do uso de plataformas digitais na pandemia.

Os golpes aplicados podem envolver o roubo de dados de clientes dos bancos e até a emissão de “boletos falsos” que desviam o dinheiro das vítimas. O aumento de transações e pagamentos digitais recentemente fez com que negócios fraudulentos se multiplicassem na internet.

A Febraban reuniu executivos dos principais bancos no Brasil para discutir sobre segurança digital no evento “CIAB Live”. Além do crescimento de golpes financeiros, o Banco do Brasil aponta uma variação de 76% nos pagamentos e transferências digitais após adoção das medidas de isolamento social.

Febraban aponta aumento de fraudes

O uso do mobile banking ampliou expressivamente com a disseminação do Novo Coronavírus. Para a instituição, os brasileiros utilizam mais os serviços digitais relacionados aos bancos devido a pandemia.

Um levantamento da Febraban mostra que somente em abril de 2019 as transações digitais aumentaram 74% em todo o Brasil. Ou seja, “um mês após o início da quarentena e das medidas de isolamento social”.

O número apresentado pela Febraban reflete o crescimento das principais instituições bancárias. O Banco do Brasil registrou um valor aproximado, ao ter 76% de aumento em transações digitais com a “quarentena”.

“Transações bancárias feitas por pessoas físicas pelos canais digitais –internet e mobile banking– foram responsáveis por 74% das operações em abril, um mês após o início da quarentena e das medidas de isolamento social.”

Além de bancos, plataformas de investimentos tiveram crescimento no último trimestre. Segundo a Febraban, a empresa Ágora Investimentos também registrou uma expansão de 76% nas operações.

Golpes que roubam dinheiro no Brasil

No Brasil, três tipos famosos de fraudes tentam roubar dinheiro de vítimas acessando dados de contas bancárias. Além de acessar a conta do cliente de forma criminosa, o golpe pode acontecer também através da emissão de um “boleto falso”.

O phishing é um dos golpes mais populares da internet e consegue recolher dados importantes dos usuários que clicam em algum arquivo malicioso. Geralmente esse arquivo é enviado por e-mail, e a vítima precisa de abrir a pasta para que o equipamento seja infectado.

Esse tipo de fraude pode roubar dados bancários ao ter acesso a tela do equipamento da vítima, por exemplo. Para o superintendente-executivo de Prevenção a Fraudes do Bradesco, Bruno Fonseca, a maioria dos golpes que roubam dinheiro necessita de uma interação com o usuário.

“Em praticamente todos os casos, trata-se de engenharia social. O fraudador ensina o cliente a cair no golpe virtual.”

O golpe do “boleto falso” também figura entre as fraudes mais populares envolvendo bancos. Nesse caso, um vírus pode alterar dados relacionados a boletos gerados pelo computador. Além disso, existem golpes de anúncios falsos com pagamento em boleto e até de e-mails com boletos emitidos por criminosos.

Outra fraude usada para roubar dinheiro em contas bancárias está relacionada a invasão de equipamentos pelo vírus trojan. Da mesma forma que o phishing, o trojan precisa de interagir com o usuário antes de começar o ataque, onde o vírus é instalado através de um link malicioso.

Durante a live, o representante do Itaú Unibanco disse que os clientes do banco devem ser conscientizados sobre as fraudes que existem no mercado. Para Adriano Volpini, a solução para amenizar os golpes seria investir na educação dos usuários.

“Educação digital é o caminho mais eficiente.”

Enquanto isso, o Banco Bradesco preparou uma cartilha para orientar os clientes sobre as dez fraudes mais recorrentes na internet. O encontro entre representantes de bancos do Brasil e a Febraban concluiu que os usuários devem receber informações sobre como reconhecer golpes digitais que podem roubar dinheiro.

Fonte:https://cointelegraph.com.br/news/scam-to-steal-money-in-internet-bank-grows-70-in-brazil

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =