Microsoft lança app que pode ajudar a recuperar Bitcoins perdidos

A Microsoft anunciou nesta segunda (29) o lançamento do aplicativo File Recovery.

Assim, segundo a empresa, o novo aplicativo é recuperar arquivos deletados erroneamente ou danificados.

“Excluiu acidentalmente um arquivo importante? Limpou seu disco rígido? Não sabe o que fazer com dados corrompidos? A Recuperação de arquivos do Windows pode ajudar a recuperar seus dados pessoais” disse a Microsoft.

Assim o sistema poder ser usado para recuperar arquivos contendo chaves privadas de Bitcoin que se perderam por acidente.

File Recovery

Segundo a Microsoft até o momento ele apenas pode ser usado no PC com Windows 10.

A gigante mundial de tecnologia disse também que o aplicativo pode ser usado para para recuperar dados de cartões de memória, HDDS e SSDs. 

Há três modos de recuperação de arquivos: Padrão, Segmento e Assinatura. 

O modo Padrão é recomendado para arquivos deletados mais recentemente, sendo tanto em HDDs ou SSDs no seu PC com Windows, ou também HDs externos e unidades flash de 4GB ou superior.

Porém o modo Segmento é indicado para arquivos que foram excluídos há muito tempo, ou após os discos terem sido formatados.

Já o modo Assinatura, é indicado caso os anteriores não tenham conseguido localizar os arquivos.

Bitcoin

Estima-se que pelo menos 1,5 milhão de bitcoins podem estar perdida para sempre.

Porém, segundo a CoinMetrics, nem todos foram “perdidos” por conta de arquivos deletados ou corrompidos.

Segundo a empresa, haveria em torno de 1.496.907 BTC “perdidos” dessa maneira

Os bitcoins do desenvolvedor “Alex” (ele nunca revelou seu nome) são um dos exemplos de Bitcois perdidos.

Minerando Bitcoin ainda em 2009, ele acumulou com facilidade mais de 1 mil Bitcoins, contudo, salvou sua chave privada em um pendrive que acabou por corromper o arquivo.

Salvar Bitcoins perdidos

Porém para quem perdeu seus Bitcois, além das ferramentas de recuperação de arquivo há outros meios para tentar reaver os BTC.

Assim, um programador e usuário do Reddit conhecido como “Coding_Enthusiast” anunciou recentemente o lançamento de uma ferramenta para ajudar a recuperar Bitcoins perdidos usando apenas parte da chave privada que acessa a carteira.

A quantidade de palavras que guarda a chave privada do usuário varia de carteira para carteira: enquanto algumas oferecem um sistema de 12 palavras, outras oferecem um sistema de 24 palavras.

Assim, de acordo com o desenvolvedor, o novo programa simplifica o que pode ser um processo minucioso e frustrante quando os dados da carteira são danificados ou corrompidos. 

Embora não seja o primeiro programa projetado para recuperar dados importantes perdidos, o “FinderOuter”, como foi chamada a nova ferramenta, simplifica o processo.

O programa possui uma interface simples, que permite ao usuário inserir informações parciais para as chaves privadas Base-58 ou Base-16.

Fonte:https://cointelegraph.com.br/news/microsoft-launches-app-that-can-help-recover-lost-bitcoins

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − oito =