Banco Central antecipa lançamento do PIX para outubro

O presidente do Banco Central do Brasil (Bacen), Roberto Campos Neto, afirmou na manhã desta quarta-feira, dia 22 de julho, que o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos Pix será antecipado.

Assim, ao invés de novembro, como estava previsto, a abertura do Pix será já no mês de outubro.

A antecipação foi anunciada por Campos Neto durante uma live promovida pela jornal Valor Econômico e noticiada pela revista ISTOÉ.

“A nossa estreia seria em novembro, mas vamos fazer um processo já em outubro, antecipando um passo dessa abertura. As pessoas podem entrar e se cadastrar e indicar como querem ser identificadas no sistema”, comentou Campos Neto. 

Conforme informou Campo Neto, com essa iniciativa, a abertura oficial do Pix em novembro já acontecerá de forma mais “robusta”.

Nesse cadastro, o usuário poderá indicar sua preferência de identificação. Com isso, a pessoa irá registrar a conta bancária de transferência e poderá indicar se preferem o reconhecimento por meio do CPF, nome, e-mail ou telefone.

Transações 24/7

O presidente do Bacen ressaltou ainda que o Pix funcionará todos os dias, incluindo finais de semana e feriados em qualquer momento do dia. Além disso, essas transações não terão custos adicionais.

“Vai ser instantâneo e interoperável, e aberto. E aí você passa a ter uma plataforma onde todos os serviços financeiros serão abertos, mas a forma de pagamento e de trocar valor pelos serviços é instantânea e interoperável”, destacou Campos Neto.

Pix culminará em moeda digital

Conforme antecipou o CriptoFácil, a ideia do Bacen é, futuramente, criar uma moeda digital. No entanto, para isso, será necessário que reformas de simplificação do real passem no Congresso Nacional.

Por outro lado, o Pix precisa se mostrar uma plataforma segura.

“São três vetores: open banking e tem o Pix, então você tem o aberto, interoperável e instantâneo e tem uma moeda mais globalizada, mais simplificada e mais conversível. Nossa ideia é que isso, lá na frente, culmine com uma moeda digital quando todos os programas se encontrarem”, explicou Campos Neto.

Fonte: https://www.criptofacil.com/banco-central-antecipa-lancamento-pix-para-outubro/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=social&utm_campaign=facebook

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − cinco =