Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto anuncia que Brasil deve ter o Real digital em 2020

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou quem em 2022 o Brasil pode ser o Real Digital.

Assim, segundo declarou o presidente durante uma live organizada pela Bloomberg, o “Real Digital” deve “conviver” junto com o Real físico,

“Deve-se ter um sistema de pagamentos eficiente e que seja interoperacional, um sistema aberto no qual exista competição e precisa de uma moeda que tenha credibilidade e seja conversível e internacional”, declarou.

Esta é a primeira vez que o BC anuncia uma data para a efetiva circulação de uma Moeda Digital de Banco Central, CBDC, no pais.

Campos Neto

Porém está não é a primeira vez que Campos Neto aborda uma possível emissão de Moeda Digital para o Brasil.

Durante um dos eventos do PIX, Campos Neto, destacou que com a digitalização da economia a moeda nacional precisa ser aperfeiçoada justamente para atender esta nova demanda da população.

“No nosso caso é muito importante o PIX porque vemos daqui para frente a união de uma forma de pagamento instantâneo, aberto e interoperável. com um sistema de dados aberto. Onde ele se encontram em algum momento lá na frente  junto com uma moeda que tem que ser aperfeiçoada”, disse na época.

Já o chefe adjunto do departamento de tecnologia da informação e coordenador do grupo de trabalho, Aristides Andrade, afirmou que o grupo Grupo de Estudo de CBDC tem até 6 meses para avaliar ou não a emissão de uma Moeda Digital nacional para o Brasil.

“Já participamos de diversos fóruns internacionais sobre o tema e iniciamos oficialmente o grupo de trabalho. Montamos um cronograma e a projeção é que essa fase inicial, de levantamento das informações e sugestão de modelo, seja concluída em seis meses”, afirmou.

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/campos-neto-announces-that-brazil-should-have-the-digital-real-in-2020

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − quatro =