Entendendo o hype – como navegar nas ondas das plataformas DeFi

Em 2020, como resultado da crise econômica provocada pela disseminação da COVID-19, o sistema financeiro mundial enfrenta um número crescente de problemas. As autoridades de grandes países aplicaram políticas monetárias de flexibilização quantitativa, o que levou a uma diminuição do valor das moedas fiduciárias e à perda de confiança do público nelas. Ao mesmo tempo, a lucratividade dos depósitos bancários caiu para seus níveis mais baixos.

Enquanto isso, alternativas aos bancos tradicionais estão ganhando popularidade. Entre eles estão produtos financeiros descentralizados: trocas de criptomoedas, carteiras e serviços de empréstimo, negociação e depósito. Suas vantagens indiscutíveis são as altas taxas de depósito de juros, que podem trazer grandes lucros aos detentores em apenas alguns meses, e empréstimos instantâneos que podem ser emprestados sem documentos ou verificação do Know Your Customer.

Embora a demanda por produtos DeFi esteja crescendo tremendamente, usuários inexperientes podem achar difícil compreender as soluções descentralizadas emergentes na hora. Uma análise dos principais serviços DeFi no mercado revela as dificuldades que os usuários novatos podem enfrentar e a verdadeira acessibilidade das finanças descentralizadas.

MakerDAO: negociação, empréstimos e custódia

MakerDAO é o serviço descentralizado mais antigo do mercado. Ele permite que os usuários peçam empréstimos, negociem e ganhem economias usando sua stablecoin nativa DAI, que é indexada ao dólar americano na proporção de um para um. A MakerDAO é uma reminiscência de um banco, pois emite empréstimos garantidos por criptomoedas, mas não exige documentos, cheques ou bom histórico de crédito. Os usuários podem penhorar suas economias em Ether (ETH), ou em qualquer uma das 10 criptomoedas aceitas pela plataforma, e receber uma certa quantia de Dai em troca.

Uma vez que o empréstimo é feito, os tokens podem ser gastos em qualquer coisa, embora sejam usados ​​principalmente para investimento. Para devolver o empréstimo, é necessário devolver a mesma quantia de Dai que foi recebida anteriormente, mais alguns juros adicionais. Se durante esse período o preço da ETH tiver aumentado, o usuário terá lucro, pois o valor da garantia na ETH aumenta em relação ao seu preço em dólares americanos.

É fácil obter empréstimos garantidos com a MakerDAO? Para emprestar ativos, um usuário só precisa ter uma carteira ativa da MetaMask, Ledger, Coinbase, Trezor, WalletConnect ou D’cent e um saldo de pelo menos US$ 40. Mas o montante total do empréstimo é sempre limitado pelo quociente de garantia de 150%. Isso significa que não é possível pedir mais de 66% da garantia. Simplificando, o mutuário recebe 66 centavos ao depositar US$ 1.

MakerDao offers low borrowing rates on some of the supported coins

No geral, a plataforma é conveniente de usar, embora a busca pelo instrumento certo possa ser um pouco desafiador, pois a interface do usuário é confusa e redireciona constantemente para páginas espelhadas. Por exemplo, os serviços da plataforma estão localizados no aplicativo descentralizado Oasis, enquanto as taxas de juros sobre os depósitos são exibidas somente depois que uma carteira é conectada e uma transação de registro é concluída.

A usabilidade é dificultada por ter apenas duas moedas disponíveis para depósitos: Dai e ETH. Além disso, o MakerDAO é claro para qualquer usuário que já interagiu com trocas de criptografia antes.

Aave: empréstimos rápidos sem garantia

O Aave permite que os usuários façam empréstimos para garantias em criptomoedas e ofereçam criptos a juros. A interface é mais amigável, o site é unificado e simplificado e suporta mais de 10 carteiras.

Aave tem uma escolha de 19 moedas e oferece empréstimos rápidos sem qualquer garantia, mas é necessário devolver o empréstimo e pagar juros no mesmo bloco. Essas operações são acessíveis apenas a profissionais experientes em arbitragem que sabem como ganhar dinheiro com a diferença nas taxas de câmbio das criptomoedas no curto prazo.

Aave seeks to bring diversity in products, coins, and users

Os empréstimos garantidos não parecem ser tão atraentes quanto os flash, dada a taxa de garantia comparativamente baixa de 50-75%, que é duas a quatro vezes menor do que as taxas oferecidas por outros aplicativos de empréstimo DeFi.

No entanto, os mutuários do Aave são livres para escolher entre uma taxa de juros estável ou variável. Taxas estáveis ​​não mudam no curto prazo, mas podem ser ajustadas no longo prazo, dependendo da dinâmica do mercado. A taxa variável é baseada na oferta e demanda dentro da plataforma Aave. A primeira opção é ideal para o planejamento de pagamentos de juros, enquanto a segunda é mais adequada para gerenciamento de rendimento flexível, pois as mudanças na taxa variável podem afetar significativamente a condição do empréstimo ao longo do tempo. Alternar entre taxas é uma abordagem eficaz para o planejamento financeiro.

Não existe um prazo fixo de reembolso para o empréstimo, mas os atrasos nos pagamentos implicarão um aumento dos juros e a eventual liquidação da posição e venda da garantia. Portanto, é importante monitorar o limite de liquidação. Os fundos depositados também podem ser retirados à vista ou transferidos para a garantia do empréstimo.

Aave oferece condições para ganhar dinheiro em depósitos. O suporte para 20 moedas e altas taxas de juros tornam a plataforma atraente para uma ampla gama de usuários. Por exemplo, o Token de Atenção Básica (BAT) rende até 40% ao ano, em comparação com 1% para depósitos bancários dos EUA.

A Aave segue a filosofia de oferecer escolha, não só em termos de produtos, mas também no trabalho com um público diversificado, já que os canais Discord da Aave estão disponíveis em 11 idiomas, com opções de suporte técnico.

Compound: quando o nome diz tudo

A Compound recompensa seus usuários tanto por fornecerem quanto por receberem empréstimos. Para obter o máximo da plataforma, os usuários costumam fazer depósitos, fazer empréstimos e devolvê-los como depósitos. Isso torna o Compound o maior projeto DeFi em termos de ativos sob gestão.

A Compound teve um segundo alento após começar a recompensar os credores e devedores com seu token COMP nativo, popularizando assim a produção de rendimento na plataforma e tornando-o lucrativo para empréstimos, já que os tokens COMP cobriam totalmente os juros em algumas situações de mercado e os próprios juros é fornecido pelo crescimento do token acumulado para todos os usuários da plataforma. Em suma, os devedores foram pagos para tomar emprestado alguns ativos.

Apesar de existirem apenas sete moedas suportadas, a interface é bastante intuitiva, com os painéis de empréstimo e depósito localizados na mesma página. Os usuários podem tomar empréstimos para todas as moedas garantidas com suporte, exceto para Tether (USDT), ao escolher as taxas de depósito.

A Compound difere de seus concorrentes por abrigar um grande número de projetos de parceiros de desenvolvedores terceirizados, como Instadapp e TokenSets, que geram liquidez. Mas taxas de depósito mais baixas, que chegam a 12,42% ao ano, tornam a plataforma menos valiosa. Algumas restrições também podem ser aplicadas a empréstimos com limites de valores de fundos creditados – por exemplo, não mais do que 40% dos fundos em criptomoedas para empréstimos em Bitcoin (BTC).

Low collateralization ratios on loans at Compound

Ao contrário do Aave, os usuários do Compound são mais propensos a obter respostas dos membros da comunidade ou de fontes abertas, pois a plataforma não tem serviços de suporte.

Instadapp: refinanciamento no espaço DeFi

Instadapp é uma carteira que permite aos usuários realizar operações de empréstimo, negociação de margem, câmbio e ganhos de juros com base em contratos inteligentes. No entanto, a plataforma em si fornece apenas serviços de negociação de criptomoedas, e os usuários terão que recorrer aos serviços MakerDAO, Aave, Compound e Curve conectados para tomar empréstimos ou fazer depósitos.

Apesar disso, o Instadapp oferece uma conveniente interface multifuncional que destaca os diversos recursos do serviço. Entre as ofertas exclusivas está a capacidade de refinanciar dívidas de Compound para MakerDAO, que é apresentada de uma forma muito intuitiva. Pode-se obter um empréstimo ou fazer um depósito em três etapas, como nos aplicativos descritos acima: registrar uma carteira, enviar uma transação de confirmação e fechar um negócio.

Instadapp offers an all-in-one interface to choose between four platforms

Não há nada específico sobre o atendimento ao cliente da Instadapp. O serviço de suporte do Discord responde em algumas horas, diariamente, e a seção de perguntas frequentes é bastante exaustiva.

Yearn.finance: uma variedade sólida de produtos, alguns em fase beta

Yearn.finance é um agregador de crédito e plataformas de produção de rencimento como Aave, Compound, DyDx e Fulcrum, criando automaticamente um equilíbrio ideal para atingir a lucratividade máxima. No entanto, ao contrário do Instadapp, a plataforma tem seus próprios tokens usados ​​para reequilibrar periodicamente os fundos do usuário para selecionar os serviços de empréstimo mais lucrativos.

Um bônus adicional para os usuários Yearn.finance são recompensas garantidas em tokens YFI para usar os serviços da plataforma. YFI é o token de governança da plataforma e é distribuído apenas para usuários que fornecem liquidez usando yToken. Com a YFI, o projeto se esforça para emitir o ativo digital mais descentralizado, que não tenha pré-lançamento, pré-venda ou distribuição para a equipe, com todas as alterações feitas por meio de sugestões online e votação YFI-tokenholder.

Apesar de ser um agregador, Yearn possui uma sólida linha de produtos, oferecendo serviços completos para trabalhar com criptomoedas em termos de negociação, empréstimos e até seguros. Seu serviço Yinsure.finance oferece seguro de depósito contra situações imprevistas, como flutuações agudas nas taxas de câmbio ou invasão de plataforma.

A desvantagem é que Yearn.finance fornece descrições pobres de seus produtos, e os usuários são frequentemente forçados a recorrer ao canal Discord em busca de respostas, ou à comunidade de 7.000 membros do Telegram, com tempos de resposta imediatos do administrador. A maioria dos produtos do ecossistema Yearn estão no estágio beta e operando no modo testnet. Isso resulta em baixa estabilidade do serviço, atrasos nos tempos de carregamento da página e redefinições de autorização de carteira.

Most Yearn.finance products are in the beta stage

DForce: o que não mata, te faz mais forte

Apesar de ter sido hackeado em abril, A dForce se recuperou e voltou a ser classificado como um dos principais projetos DeFi. A DForce se vende como uma matriz de rede de protocolos financeiros interoperáveis ​​no nível de liquidez e ativos, que são unidos por seu token DF nativo.

Usando o token, os usuários do ecossistema dForce podem atravessar perfeitamente vários protocolos financeiros para ganhar sem trocar de plataforma ou tokens. Por mais promissora que a descrição possa ser, a interface do aplicativo é incômoda e pouco informativa para usuários novatos, repleta de termos complicados.

Entre as vantagens que distinguem o dForce está o suporte para pools de staking, embora haja apenas sete moedas disponíveis em 11 carteiras de criptomoedas. Embora a falta de produtos de empréstimo possa ser uma desvantagem, geralmente não ofusca a experiência do usuário, a julgar pelo total de US$ 33 milhões bloqueados na plataforma. No entanto, entender como o sistema funciona pode ser difícil para um iniciante, já que o dForce difere muito de seus concorrentes em quase tudo, incluindo interface, terminologia e arquitetura do site.

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/defi-app-overview-how-to-navigate-cryptos-new-finance-wave?fbclid=IwAR3nLyb5y5PtN3O6UTS0RR-jtqpO4Vjh8y-BRYjKLhnrg2vAYhnOij4DpjQ

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 3 =