Taxas acumuladas na Ethereum em 2020 superam o Bitcoin pela primeira vez

As taxas de transação cumulativas pagas às mineradoras Ethereum (ETH) para 2020 estão agora perto do dobro das taxas de Bitcoin (BTC), marcando US$ 276 milhões contra US$ 146 milhões.

Um gráfico divulgado pela Coinmetrics destacou como as taxas do Ethereum tiveram uma forte ascensão na última parte do ano, coincidindo de perto com o lançamento dos tokens da Compound. As taxas cumulativas de 2020 na Ethereum igualaram-se ao Bitcoin em 12 de agosto, continuando uma ascensão incrível desde então.

Fonte: Coinmetrics

O fato marca uma mudança distinta das tendências em taxas de transação dos anos anteriores, onde o Bitcoin geralmente dominava sobre qualquer outra rede por uma ampla margem. Em 2019, o Bitcoin saiu com uma vantagem de cinco para um na mesma comparação.

O Cointelegraph publicou anteriormente que a Ethereum começou a registrar uma receita de taxas diárias mais alta em junho. Conforme a atividade aumentou e a taxa média de transação com ela, a receita total começou a disparar. Entre agosto e setembro, Ethereum começou a quebrar recordes e rapidamente se tornou inutilizável para alguns participantes.

O culpado é provavelmente o boom das finanças descentralizadas e da yield farming, embora as transferências de stablecoins e alguns supostos esquemas de Ponzi também constituam uma parte significativa do uso do espaço do bloco em Ethereum.

É provável que o estado atual das coisas diminua um pouco à medida que a euforia do DeFi se estabilize, de forma semelhante ao que aconteceu no mercado de criptografia em geral em 2018.

É interessante notar que a receita da taxa Ethereum excedeu brevemente as recompensas em bloco por alguns dias de atividade particularmente alta nos últimos meses. No geral, as taxas aumentaram de forma constante para mais de 10% da emissão total desde maio – um limite alcançado apenas algumas vezes na história da moeda.

Fonte: Coinmetrics

Isso pode ser particularmente valioso para os detentores de ETH à luz da proposta EIP-1559, que busca introduzir um mecanismo de queima de taxas. Embora as especificações da implementação impliquem que, em períodos de alta atividade, ainda possa haver guerras de licitações que beneficiem diretamente os mineiros, a alta atividade poderia reduzir a taxa de emissão efetiva em uma extensão significativa.

Para o Bitcoin, aumentar as taxas de transação para cobrir a emissão existente é crucial para seu futuro a longo prazo, uma vez que as recompensas em bloco acabarão expirando. No entanto, o espaço da criptomoeda nos últimos dois anos começou a se distanciar dos casos de uso centrados em Bitcoin para stablecoins e DeFi. Embora o uso de Bitcoins continue alto, perder o domínio para outras blockchains pode ser catastrófico para suas perspectivas de longo prazo.

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/ethereum-cumulative-fees-in-2020-eclipsed-bitcoin-s-for-the-first-time

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + três =