Hora de comprar Bitcoin? Real é a pior moeda do ano, segundo estudo

A incerteza fiscal aumentou a tensão entre investidores no Brasil. E isso fez a moeda brasileira ter mais um mês de queda.

De acordo com o InfoMoney, o real fechou setembro com uma desvalorização de 2,42% ante o dólar.

A moeda estadunidense fechou a quarta-feira (30) a R$ 5,6150 na compra e R$ 5,6160 na venda.

Com isso, o real se consolidou como a moeda com pior desempenho do mundo em 2020 até o momento.

No ano, o dólar acumula alta de 39,60% ante a divisa brasileira, segundo dados da Refinitiv.

Investimentos sofrem em setembro

Setembro também não foi um mês positivo para os investimentos. A exceção do dólar, praticamente tudo operou no vermelho.

Até mesmo o ouro, considerado porto seguro em momentos de estresse, teve desempenho negativo. O metal teve queda de 1,61% no mês. Já o Ibovespa teve queda de 4,8%.

Até mesmo o IMA-S, que mede o comportamento dos títulos que seguem a variação da Selic, fechou o mês com perda de 0,27%. A Selic teoricamente deveria ser um investimento livre de risco e perdas.

O Bitcoin também fechou setembro em queda: 4,78%. No entanto, e ao contrário do Bitcoin, o criptoativo vem sendo o melhor investimento do ano. A alta foi de 106,97% até o momento.

Para fins de comparação, o segundo investimento mais rentável de 2020 até o momento é o ouro, com 66% de alta. O Bitcoin se valorizou quase 47% a mais do que o metal.

Rentabilidade
Rentabilidade

Decisões políticas impactaram mercado

Os recentes anúncios do governo federal contribuíram para aumentar a volatilidade no mercado.

Especialmente no que se refere ao programa Renda Cidadã, que pretende substituir – e ampliar – o Bolsa Família.

O fato de que o governo quer utilizar dinheiro de precatórios – dívidas da União – para financiar o programa não foi bem recebido pelo mercado.

De fato, muitos especialistas classificaram a manobra como uma “pedalada fiscal”. Isso gerou muitas críticas à proposta e agora o mercado fica de olho para ver o que o governo fará sobre isso.

Para Sergio Zanini, sócio gestor da Galapagos Capital, o pacote foi muito mal recebido. Em entrevista à Bloomberg, o gestor disse que apenas uma mudança acalmaria os ânimos.

“O mercado está na torcida para que o que foi anunciado na segunda [o Renda Cidadã] seja revertido em algum momento”, disse.

Opinião semelhante tem Breno Martins, trader de renda fixa da MAG Investimentos. Para ele, o discurso do governo contradiz a prática. E o mercado não confia mais nas palavras.

“O mercado não compra mais esse discurso do Executivo, em que por um lado sempre defende o teto de gastos e a responsabilidade fiscal, mas por outro sempre anuncia planos que vão na contramão”, disse ele, também para a Bloomberg.

Fonte: https://www.criptofacil.com/hora-comprar-bitcoin-real-pior-moeda-ano-segundo-estudo/

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =