Economia Digital: Banco Central cadastra 3,5 milhões chaves no primeiro dia do PIX

O PIXcomeçou a todo vapor no Brasil, declarou o Banco Central após a divulgação do resultado do primeiro dia oficial de lançamento da primeira fase do novo sistema de pagamentos digitais.

Assim, nesta segunda-feira (05), primeiro dia de cadastro das chaves Pix, 600 mil registros foram feitos apenas nas três primeiras horas.

Às 18h, o BC divulgou o número do dia e destacou que registrou 3.528.822 cadastramentos de chaves para o PIX.

Ainda segundo o BC, os números mostram o potencial deste novo meio de pagamento cujo lançamento será no dia 16 de novembro.

PIX

Em live pelo canal do BC Youtube na manhã de hoje (5/10), o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem), Carlos Eduardo Brandt, explicou sobre a importância e benefícios do Pix.

“O Pix é um meio de pagamento novo disponibilizado para a população brasileira. As pessoas vão poder fazer transferências e pagar contas usando essa nova opção, que será instantânea, extremamente rápida e segura, além de estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana”, afirmou Brandt.

Ainda segundo ele o PIX será uma alternativa muito conveniente para pagadores e recebedores, com foco na experiência do usuário, e que será utilizado para qualquer situação de pagamento, seja com pessoas físicas, empresas ou governo.

Também presente à live, Mayara Yano, assessora plena do Decem, lembrou da facilidade que o Pix irá trazer para o dia a dia dos brasileiros.

“Fazer uma transferência e/ou um pagamento passará a ser algo extremamente simples e rápido, além de seguro.  Você nem precisará saber onde a outra parte tem conta, basta informar a chave Pix e o dinheiro cai na conta imediatamente”, afirmou.

Ela lembrou que algumas situações corriqueiras que acontecem hoje poderão ser resolvidas sem maiores problemas.

“Quem esqueceu a carteira, por exemplo, poderá efetuar sua compra pelo celular. E, para as empresas, os recursos de uma venda estarão disponíveis em poucos segundos, o que facilita muito o fluxo de caixa”, completou.

Bolsonaro

Porém enquanto milhões de brasileiros buscaram cadastrar sua chave para poder utilizar o PIX, pelo menos 1 brasileiro certamente não buscou se cadastrar, o Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Bolsonaro, foi questionado por jornalistas sobre o PIX e, sem saber o que era o sistema do Banco Central, que vem sendo desenvolvido há mais de 1 ano, declarou que ele benficiaria os pilotos da aviação civil.

“Tem um documento aí da turma do Tarcísio (ministro de Infraestrutura) esta semana que vai praticamente desregulamentar, desburocratizar tudo sobre aviação civil aí, carteira de habilitação para piloto”, disse Bolsonaro.

Porém, como a resposta de Bolsonaro não guardava qualquer relação com o PIX, os jornalistas “lembraram” o presidente que o PIX era do Banco Central, porém Bolsonaro declarou não ter qualquer conhecimento sobre o tema.

“Não tomei conhecimento, vou conversar esta semana com o Roberto Campos”, respondeu o presidente.

CBDC

Recentemente, como parte do PIX, o Presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, destacou que o sistema levará o Brasil a criação de uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC).

Assim, segundo Campos Neto, a estratégia do BC para a modernização do sistema financeiro nacional passa por três pilares: PIX, Open Banking e o que o presidente vem chamando de “inovação da moeda”.

Desta forma, segundo Campos Neto, estes três pilares devem proporcionar um sistema mais simples, rápido, conversível e internacionalizado.

Campos Neto vem afimando que a moeda nacional precisa ser “aperfeiçoada” e por isso, o BC planeja que a convergências destes pilares com os objetivos de modernização da economia tenham como resultado uma moeda digital para o Brasil.

“Vemos daqui para frente a união de uma forma de pagamento instantâneo, aberto e interoperável. com um sistema de dados aberto. Onde ele se encontram em algum momento lá na frente  junto com uma moeda que tem que ser aperfeiçoada (…)  Lá na frente a gente enxerga um mundo muito mais digitalizado com uma moeda digital”, disse.

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/digital-economy-central-bank-registers-35-million-keys-on-the-first-day-of-the-pix

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − onze =