EUA x China: Quem vai vencer a guerra das moedas digitais?

O cofundador e sócio-gerente da Electric Capital, Avichal Garg, está convencido de que a única maneira de os EUA alcançarem a China na guerra da moeda digital é adotando uma criptomoeda com foco na privacidade.

De acordo com Garg, os chineses já estão bem à frente dos EUA na corrida pela moeda digital – seu DCEP, ou Pagamento Eletrônico de Moeda Digital, deve ser lançado até o final do ano. É por isso que desenvolver um dólar digital nos Estados Unidos pode não ser suficiente para competir, dado o longo tempo que levaria para desenvolvê-lo.

“O sistema chinês […] ficará no mercado por 5 a 10 anos antes que os EUA tenham sua própria alternativa.”

Em vez de desenvolver seu próprio produto, argumenta Garg, o governo dos Estados Unidos deve apoiar iniciativas já estabelecidas de stablecoins baseadas em dólar, como o USDT.

Facilitando a regulamentação em torno dessas moedas estáveis ​​- que são indexadas ao dólar dos EUA e estão sob jurisdição dos EUA – os EUA serão capazes de usá-las como proxies para competir com a China no mercado de moeda digital.

“Em 12 a 24 meses, acho que eles poderiam basicamente dar luz verde a todos esses dólares cripto-híbridos.”

Ainda assim, Garg está convencido de que os EUA provavelmente serão derrotados se competir com a China apenas no lado tecnológico. Em última análise, para obter uma proteção competitiva, os EUA precisam oferecer o que um regime autoritário como a China não pode oferecer, que é uma moeda digital resistente à censura e com foco na privacidade.

Para fazer isso, os EUA devem unir forças com a comunidade de criptografia e capacitar essas redes de criptografia que codificam os valores democráticos.

“A melhor maneira de eles [os EUA] competirem é realmente abraçar as melhores características da criptomoeda e realmente empurrá-las como uma espécie de ferramenta ofensiva contra os chineses”.

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/us-vs-china-who-will-win-the-digital-currency-war
Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =