PIX: primeiro dia supera 1,5 mil transações e registra falhas em TED

Começou na terça-feira (3) o período de testes do PIX. E na tarde do mesmo dia, o Banco Central (Bacen) divulgou os primeiros dados sobre o teste.

A divulgacão foi realizada através do canal do Bacen no YouTube.  No primeiro dia, tudo aconteceu como o planejado.

Segundo o Bacen, foram realizadas 1.570 transações através do PIX, com um valor médio de R$ 90 por transação. O valor total transacionado foi de aproximadamente R$ 142 mil.

Usuários reportam falhas em transações

Na mesma terça-feira, o sistema de transferências via TED apresentou problemas. Alguns usuários chegaram a relatar demoras e erros no envio das transações.

Essas falhas foram mencionadas pelo chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Bacen, Angelo Duarte.

Segundo ele, as falhas e instabilidades registradas pelas instituições financeiras eram esperadas para esse primeiro momento.

“Ao longo do dia o que se observou foi que vários desses problemas foram sendo sanados e um número crescente de instituições passou a operar normalmente”, disse.

Na avaliação do chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro, Carlos Eduardo Brandt, os números são positivos.

“Tem-se a expectativa ao longo da semana que gradativamente essa quantidade de operações vá subindo”, afirmou.

Fase de testes e mais chaves cadastradas

O período de testes do PIX irá até o dia 15 de novembro. Durante este período, ele funcionará da seguinte maneira:

  • Prazo: do dia 3 de novembro ao dia 15 de novembro;
  • Operações: todas as funcionalidades;
  • Horários: regra geral, das 9h às 22h;
  • Exceções: quinta-feira, das 9h às 0h; sexta-feira, das 0h às 22h.

No dia 16 de novembro, o sistema será implementado oficialmente.

O Bacen registrou 2,2 milhões de chaves cadastradas na terça-feira (3). Com isso, o total de chaves cadastradas chegou aos 25 milhões de pessoas.

As instituições bancárias estavam autorizadas a iniciar os testes com até 5% dos clientes. No entanto, segundo o Bacen, a maioria das 762 instituições financeiras que participam do período de testes começou com apenas 1%.

Fonte: https://www.criptofacil.com/pix-primeiro-dia-supera-15-mil-transacoes-registra-falhas-ted/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=social&utm_campaign=facebook&fbclid=IwAR3siR3_UO4SZSB-9XdvGxKqcXqTayE0X2EpP4gsE-2wuLEjoVBLWSigAc0

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =