Joe Biden pode considerar ETH e XRP como valores mobiliários

  • por

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, convocou Gary Gensler, ex-presidente da Commodity Futures Trading Commission (CFTC), para liderar uma de suas equipes de transição de regulamentação financeira.

A campanha de Biden anunciou na terça-feira (10) que Gensler dirigirá especialmente a equipe focada no Federal Reserve, bancos e reguladores de valores mobiliários.

A nomeação de Gensler pode impactar fortemente o mercado de criptoativos. Isso porque o novo funcionário tem opiniões divergentes sobre as criptomoedas.

Prova disso é que o ex-funcionário do governo Obama acredita, por exemplo, que o Bitcoin (BTC) não é um título. Por outro lado, para ele, tanto o XRP quanto o Ethereum (ETH) são.

Ethereum pode virar valor mobiliário

Gensler deu uma declaração nesse sentido em uma entrevista de 2018 ao New York Times. Na ocasião ele disse:

“Há um forte argumento para ambos — mas particularmente Ripple — de que são títulos de valores mobiliários.”

O também ex-executivo da Goldman Sachs, justificou que o Ethereum poderia ser classificado como tal porque os primeiros tokens ETH foram vendidos antes do funcionamento da Fundação Ethereum.

Por outro lado, ele observou que esta rede se tornou mais descentralizado ao longo do tempo. Dessa forma, dando ao ativo potencial para evitar a classificação como valor mobiliário.

O XRP, por sua vez, é mais provável de ser classificado como um título porque uma alta porcentagem do ativo é de propriedade da Ripple, como destacou o ex-presidente da CFTC.

Além disso, Gensler disse que o Bitcoin e outras criptomoedas levaram a “debates saudáveis” sobre as moedas digitais do banco central (CBDCs).

CBDC ainda não vem

O novo governante dos Estados Unidos ainda não se pronunciou a respeito de uma eventual emissão de CBDC. Embora os EUA tenham iniciado debates sobre essa possibilidade, nada ficou definido na administração de Trump.

Nesse sentido, a expectativa é que, com Biden, os EUA avancem em torno do tema.

Fonte: https://www.criptofacil.com/joe-biden-pode-considerar-eth-xrp-como-valores-mobiliarios/

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 4 =