Zcash passa por primeiro halving e apresenta mudanças

  • por

Nesta quarta-feira (18), a Zcash passou pelo primeiro halving de sua história. A redução ocorreu no bloco 1.046.400, minerado às 09h37 (horário de Brasília).

O halving da Zcash funciona da mesma forma que o Bitcoin. O corte atual reduziu a emissão de 12,5 ZEC para 6,25 ZEC por bloco, assim como no Bitcoin.

Como o Bitcoin, a oferta total de Zcash tem um limite rígido de 21 milhões de moedas. De fato, a principal diferença está na quantidade de halving.

Enquanto o Bitcoin já passou por três, a Zcash vai para o seu primeiro.

“Criptomoedas de oferta fixa como Zcash e Bitcoin não são interessantes porque sua taxa de emissão cai pela metade a cada quatro anos. Elas são interessantes porque seu cronograma de emissão é previsível e determinístico”, disse Ryan Watkins, analista de pesquisa da Messari.

Zcash faz mudanças em sua governança

Além do corte nas recompensas, a Zcash também anunciou mudanças em sua política de governança. Elas atacam uma das maiores polêmicas da criptomoeda: o chamado “fundo dos criadores”.

Tal fundo dava aos mineradores 80% mais taxas de transação para blocos de mineração. Sobravam apenas 20%, os quais seriam divididos entre várias partes:

  • 9,85% para os fundadores da Electric Coin Company (ECC), criadora da Zcash;
  • 2,2% para a Fundação Zcash;
  • 5,75% para a própria ECC;
  • e 2,2% para remuneração de funcionários da ECC.

Em 3 de janeiro de 2019, um membro do fórum da Zcash iniciou uma discussão sobre a governança da criptomoeda. Ele questionou especialmente o modelo de distribuição dos recursos

Um ano depois, o debate resultou em um acordo de maior descentralização para a criptomoeda. Esse acordo foi implementado recentemente em uma atualização chamada Canopy.

“O que provavelmente é muito mais interessante para Zcash, é a ativação do Canopy, sua quinta atualização de rede. O título desta atualização é o fim da Recompensa do Fundador e o início de seu novo fundo de desenvolvimento.”

Após a atualização, os mineradores continuarão a receber 80% das recompensas do bloco. Mas os 20% restantes serão divididos de forma diferente:

  • 8% para o Fundo de Subsídios Principais;
  • 7% para a ECC;
  • e 5% para a Fundação Zcash.

O Fundo de Subsídios Principais apoiará o desenvolvimento por meio de “projetos de longo prazo em grande escala”. Esses projetos serão administrados pela Fundação Zcash e terão contribuição e análise extra da comunidade.

“Talvez a redução pela metade, na melhor das hipóteses, possa aumentar a conscientização sobre Zcash, por causa da publicidade que as reduções pela metade costumam ter, mas quem sabe.”

No momento da produção deste texto, a ZEC apresenta queda de 3,68%, cotada a US$ 63,13.

Em reais, o preço da criptomoeda é de R$ 334,73. Os dados são do CoinMarketCap.

Fonte: https://www.criptofacil.com/zcash-passa-por-primeiro-halving-apresenta-mudancas/

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =