Queda à vista para o Bitcoin? Índice de medo e ganância chega a máxima perigosa

O Bitcoin (BTC) é quase garantido uma queda de preço se uma métrica de sentimento estiver certa sobre o estado do mercado.

Em 19 de novembro, com o par BTC/USD permanecendo em US$ 17.500, o Crypto Fear & Greed Index atingiu 94, quase igualando sua máxima histórica de 95 pontos em 100 em 26 de junho de 2019.

Índice de medo e ganância. Fonte: Cointelegraph Markets, Digital Assets Data

‘Ganância’ em máxima de 17 meses

Formado a partir de estimativas do sentimento do investidor, o Crypto Fear & Greed Index oferece uma pontuação de 100 para avaliar a sobrecompra ou sobrevenda dos mercados de criptomoedas. Quanto mais próximo o número estiver de 100, maior será a chance de o mercado sofrer uma retração.

Fortemente vinculado à ação de preços, o índice teve sucesso em chamar os topos dos preços com considerável precisão desde seu início no início de 2018.

“O comportamento do criptomercado é muito emocional. As pessoas tendem a ficar gananciosas quando o mercado está crescendo, o que resulta em FOMO (medo de perder) ”, explicam os desenvolvedores no site oficial da métrica.

“Além disso, as pessoas muitas vezes vendem suas moedas em reação irracional ao ver números vermelhos. Com nosso Índice de Medo e Ganância, tentamos salvá-lo de suas próprias superreações emocionais. ”

No final de junho de 2019, o índice atingiu seu nível mais alto – 95 em 100 – e no momento da publicação na quinta-feira, o recorde era apenas um ponto acima das leituras atuais.

Gráfico histórico do Crypto Fear & Greed Index. Fonte: Alternative.me

Enquanto isso, o analista da Cointelegraph Markets filbfilb destacou que a estrutura de mercado de 2020 é “muito semelhante” a 2019.

Mãos mais fortes podem evitar o mergulho?

Como publicou o Cointelegraph, uma série de gráficos que rastreiam a atividade do mercado de Bitcoin atingiram máximas de todos os tempos esta semana, com seu impacto certamente mais otimista.

Os analistas pararam de considerar a atual corrida de alta precipitada, dada sua natureza “orgânica”, nas palavras do estatístico Willy Woo, em comparação com seu recorde de máximas históricas em 2017.

Em princípio, argumentam Woo e outros, mãos fortes estão comprando a oferta este ano, enquanto amadores e especuladores permanecem à margem.

Essa perspectiva é confirmada por dados que mostram um grande número de moedas saindo de exchanges por carteiras frias e outras de longo prazo, bem como a atividade de compra de baleias.

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/bitcoin-price-drop-in-3-2-1-fear-and-greed-index-nears-dangerous-record-high

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − quatro =