Incêndio queima carteira de criptomoedas e seeds de investidor

  • por

Um dos maiores medos dos investidores de Bitcoin é perder a carteira de criptomoedas. Outro grande medo é perder as palavras de recuperação.

Em ambos os casos, há o risco de se perder totalmente o acesso aos Bitcoins armazenados.

No entanto, perder as duas é um pesadelo. No caso do usuário do Reddit conhecido como “vash9590“, essa é uma triste realidade.

Ledger e chaves privadas consumidas pelo fogo

Vash9590 publicou uma mensagem na quinta-feira (19) no Reddit, na qual contou sua triste história.

Em apenas seis frases, ele contou como foi a sua perda. A publicação é intitulada “Perdi minha carteira de hardware junto com a fase de recuperação em acidente de incêndio”.

Em resumo, a história foi a seguinte:

“O título diz tudo. Perdi minha Ledger em um acidente de incêndio e também perdi minha chave privada de recuperação. Tenho minha Ledger ativa em meu aplicativo para que possa ver meu portfólio. Me pergunto se há uma maneira de conseguir moedas de volta. Estou muito chateado com isso e espero alguma ajuda. Obrigado.”

Perda foi irreversível

Imediatamente, o usuário recebeu várias mensagens de apoio e solidariedade. No entanto, nenhuma delas respondeu à dúvida dele.

Um usuário escreveu a seguinte resposta:

“Este é o pesadelo de todos. Nem sempre é possível ou seguro armazenar cópias das palavras de recuperação em outro lugar. O seu [Bitcoin] se foi. Espero que não seja muito. A vida é mais do que dinheiro.”

Outro usuário foi mais sucinto e resumiu bem a situação:

“Sinto muito por sua perda. É impossível recuperar os Bitcoins sem a frase de 24 palavras.”

Como evitar perdas

A chave de uma carteira é formada por uma sequência de palavras intitulada seed. Essa sequência geralmente é composta por 12 ou 24 palavras.

Ela é solicitada sempre que um usuário realiza o backup de recuperação ou faz a troca da sua carteira (no caso de carteiras de hardware).

Caso haja perda da chave, o usuário não poderá sacar esses Bitcoins. Ele pode apenas ver o seu saldo através da chave pública, mas aqueles Bitcoins estarão perdidos para sempre.

Alguns usuários também deixaram sugestões de como manter suas chaves privadas mais seguras. Um deles sugeriu ter várias carteiras espalhadas em locais diferentes.

“Uma placa de aço ou titânio com minha seed é difícil de esconder. Portanto, decidi que é melhor ter várias Nano S [modelo de carteira em hardware] em vários lugares.”

Outro sugeriu utilizar placas de metal para gravar as palavras.

“Depósito de seeds em placas de metal. Esqueci como são chamados, mas basicamente você armazena sua seed em um dispositivo contendo placas de metal com letras para que sua seed sobreviva a um incêndio.”

No Brasil, a empresa KriptoBR disponibiliza a KriptoSteel. Trata-se de uma placa de aço que permite armazenar seeds de até 24 palavras.

É possível gravar as palavras utilizando uma caneta esferográfica comum.

Além disso, ela tem proteção contra corrosões e suporta temperaturas de até 850 graus Celsius. Isso a torna virtualmente indestrutível e um ótimo escudo para proteger criptomoedas.

Fonte: https://www.criptofacil.com/incendio-queima-carteira-criptomoedas-seeds-investidor/

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =