4 indicadores-chave refletem extremo otimismo para traders de Bitcoin

A maioria dos investidores que acompanhando o Bitcoin já devem ter ouvido falar sobre o crescente impacto que os mercados de futuros e opções do Bitcoin (BTC) têm sobre o preço do Bitcoin. O mesmo pode ser dito para as oscilações de preço causadas por liquidações nas exchanges OKEx e Huobi.

Considerando que os mercados de derivativos estão desempenhando agora um papel muito maior nas flutuações dos preços do Bitcoin, está se tornando cada vez mais necessário revisar algumas das principais métricas que os traders profissionais usam para avaliar a atividade nos mercados.

Embora a revisão dos contratos de futuros e opções possa ser bastante complicada, o comerciante de varejo médio ainda pode se beneficiar de saber como interpretar adequadamente o prêmio futuro, a taxa de financiamento, a inclinação das opções e a relação de venda e venda.

Prêmio dos Futuros 

O prêmio de futuros mede o quanto os contratos futuros de longo prazo são caros em relação ao preço atual nos mercados tradicionais. Pode ser considerado um reflexo relativo do otimismo do investidor, e os futuros de calendário fixo tendem a ser negociados com um pequeno prêmio em relação às exchanges que negociam à vista.

Os futuros de dois meses devem ser negociados com um prêmio de 0,8% a 2,3% em mercados saudáveis, e qualquer número acima dessa faixa denota otimismo extremo. Enquanto isso, a falta de um prêmio futuro indica baixa.

BTC prêmio dos contratos futuros de 2 meses. Fonte: Digital Assets Data

A semana passada foi uma montanha-russa e o indicador atingiu 2% em 24 de novembro, enquanto o preço do Bitcoin atingiu o pico de $ 19.434.

Ainda que o prêmio atualmente esteja em 1,1%, o que é mais significativo é que, apesar da queda de 14% no preço, o indicador se manteve acima de 0,8%. Geralmente, os investidores veem esse nível como otimista, e hoje podemos ver que o preço do Bitcoin atingiu uma nova alta acima de $ 19.900.

Taxa de financiamento de futuros perpétuos

Os contratos perpétuos, também conhecidos como swaps inversos, têm uma taxa embutida geralmente cobrada a cada oito horas. As taxas de financiamento garantem que não haja desequilíbrios de risco cambial. Embora os contratos em aberto de compradores e vendedores sejam sempre combinados, a alavancagem pode variar.

Quando os compradores (em posições de compra) são os que exigem mais alavancagem, a taxa de financiamento é positiva. Portanto, esses compradores serão os únicos a pagar as taxas. Esse problema é especialmente verdadeiro em períodos de alta, quando geralmente há mais demanda por posições compradas.

Taxas sustentáveis ​​acima de 2% na semana se traduzem em otimismo extremo. Este nível é aceitável durante as altas do mercado, mas problemático se o preço do BTC estiver lateralmente ou em tendência de baixa.

Em situações como essas, a alta alavancagem dos compradores apresenta o potencial de grandes liquidações durante quedas inesperadas de preços.

Taxa dos futuros perpêtuos do BTC . Fonte: Digital Assets Data

Observe como, apesar da recente corrida de alta, a taxa de financiamento semanal conseguiu permanecer abaixo de 2%. Esses dados indicam que, embora os traders se sintam otimistas, os compradores não foram superalavancados. Da mesma forma, durante a queda de preço de US $ 1.400 em 26 de novembro, o indicador manteve um nível neutro saudável.

Opções enviesadas

Ao contrário dos contratos de futuros, as opções são divididas em dois segmentos. As opções de compra (call) permitem que o comprador adquira o BTC a um preço fixo na data de vencimento. Por outro lado, o vendedor do instrumento será obrigado a efetuar a venda do BTC.

A inclinação delta de 25% compara as opções de compra (compra) e de venda (venda) equivalentes lado a lado. Se a proteção para aumentos de preços usando opções de compra for mais cara, o indicador de inclinação muda para a faixa negativa. O oposto ocorre quando os investidores estão em baixa, fazendo com que as opções de venda sejam negociadas com prêmio e os indicadores de assimetria mudem positivamente.

Oscilações entre -15% (um pouco de alta) a + 15% (um pouco de baixa) são típicas e esperadas. É muito incomum para qualquer mercado permanecer estável ou próximo de zero na maioria das vezes.

Assim, os comerciantes devem monitorar situações mais extremas, pois podem indicar que os criadores de mercado não estão dispostos a assumir riscos de qualquer um dos lados.

BTC opções de 3 meses em delta. Fonte: Skew.com

O gráfico acima mostra que, desde 5 de novembro, os traders de opções não estão dispostos a assumir posições expondo-se contra uma alta. Portanto, os traders considerarão esta uma situação bastante otimista.

Proporção de opções put-call

Ao medir se mais atividade está passando por opções de compra ou opções de venda, pode-se avaliar o sentimento geral do mercado. De modo geral, as opções de compra são usadas para estratégias de alta, enquanto as opções de venda são usadas para as de baixa.

Um rácio de put-to-call de 0,70 indica que as opções de venda em aberto ficam 30% mais atrasadas que as opções de venda e, portanto, indicando alta.

Em contraste, um indicador de 1,20 favorece as opções de venda em 20%, o que pode ser considerado de baixa. Uma coisa a se notar é que o indicador agrega todo o mercado de opções BTC, incluindo todos os meses do calendário.

BTC taxa de opções put-to-call . Fonte: Skew.com

Em situações como a que ocorre atualmente no mercado, é natural que os investidores busquem proteção contra a queda, já que o BTC ultrapassa US $ 19.000, embora a relação de venda / compra esteja bem abaixo de sua média de 6 meses de 0,90. O nível atual de 0,64 mostra que há uma falta de pessimismo por parte dos traders profissionais.

No geral, esses quatro indicadores principais mantiveram-se estáveis, especialmente considerando que o mercado acabou de sofrer uma retração um tanto traumática quando o preço do BTC caiu para reteste $ 16.200.

Com o preço acima de $ 19.500 novamente, quase todos os investidores querem saber se o Bitcoin tem força suficiente para quebrar seu recorde histórico esta semana.

Do ponto de vista da negociação de derivativos, nada o impede.

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões da Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/4-key-indicators-reflect-extreme-optimism-from-pro-bitcoin-traders

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 5 =