Grande banco da Espanha oferecerá custódia de criptomoedas

  • por

O segundo maior banco da Espanha, o BBVA, deve passar a oferecer custódia de criptomoedas. Foi o que afirmou o portal de notícias CoinDesk.

De acordo com uma matéria publicada em 7 de dezembro, a instituição deverá começar sua oferta de criptomoedas na Suíça.

Isso porque o país possui regras mais abrangentes sobre criptoativos estabelecidas pela Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro (FINMA, na sigla em inglês).

Serviço de custódia deve ser lançado em janeiro

O BBVA tem cerca de US$ 840 bilhões em ativos, ou seja, quase R$ 4,3 bilhões. Agora, a instituição bancária planeja entrar no mercado de moedas digitais.

A ideia é iniciar pela Suíça, expandindo posteriormente os serviços para toda a Europa.

No entanto, segundo duas fontes com conhecimento de caso ouvidas pelo CoinDesk, há ainda alguns obstáculos para colocar o projeto em prática.

Portanto, a expectativa é que o banco só esteja pronto para o lançamento em janeiro de 2021.

A fonte foi, então, questionada se o BBVA estaria construindo uma solução focada em títulos tokenizados ou outras iniciativas do tipo, mas garantiu:

“Esta é uma oferta de criptomoeda.”

Parcerias para viabilizar o projeto

Para viabilizar o projeto de integração da solução de custódia SILO, o BBVA estaria trabalhando com a fintech suíça Avaloq e com a fornecedora suíça de infraestrutura para custódia de criptoativos METACO. 

Vale destacar que, recentemente, a filial suíça do banco russo Gazprombank também lançou serviços de custódia de criptomoedas por meio do sistema SILO. 

Procurados pelo CoinDesk, BBVA, Avaloq e METACO preferiram não se manifestar sobre o assunto.

Outras iniciativas do BBVA

Esta não é, no entanto, a primeira iniciativa do BBVA focada no setor de criptomoedas.

A instituição foi uma das primeiras a usar a tecnologia blockchain em uma transação, combinando blockchains públicas e privadas. Isso ocorreu em julho de 2018.

No mesmo ano, o BBVA se uniu ao banco Santander na Associação Internacional de Aplicações Confiáveis ​​de Blockchain da União Europeia (IATBA, na sigla em inglês).

A IATBA é uma iniciativa promovida pela European Blockchain Partnership — uma colaboração de 27 países da União Europeia.

Fonte: https://www.criptofacil.com/grande-banco-espanha-oferecera-custodia-criptomoedas/

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + dezesseis =