Por que a crise do coronavírus foi boa para os mercados de capitais e em particular para o Bitcoin

O ano de 2020 nos trouxe uma grande crise de saúde global, a maior desaceleração econômica desde a Grande Depressão e o colapso de mercado mais rápido já registrado em tão curto espaço de tempo, alterando a dinâmica de vários mercados e dizimando alguns, como foi o setor de serviços que mais sofreu e o imobiliário, que perdeu vários contratos, com a transferência das operações para home office. 

Contudo, por mais paradoxal que possa parecer, 2020 foi um ano muito bom para os mercados de capitais. 

Segundo o analista Charlie Bilello da Compound Capital Advisors, o Bitcoin retornou para seus investidores 162% de valorização, ultrapassando todos os ativos negociados em bolsas. No gráfico abaixo Bilello, faz um paralelo com quem investiu no Bitcoin nos últimos 10 anos, quem manteve o criptoativo em carteira, obteve mais 6000% de valorização. 

imagem: Charlie Bilello

De acordo com Bilello, 88% das principais classes de ativos tiveram um retorno positivo até agora neste ano. O estímulo monetário extraordinário criou uma quantidade enorme de liquidez, empurrando para baixo as taxas de juros e os spreads de crédito, enquanto o estímulo fiscal impediu que muitas empresas quebrassem e os consumidores de perderem seus empregos ou renda. 

Os pacotes econômicos liberados nos EUA, na Europa e o auxílio emergencial no Brasil permitiu que as ações precificassem o otimismo em relação à economia. 

No que tange a economia nacional demonstrou força de recuperação no último trimestre, devido à liquidez dada à população com o auxílio emergencial. 

No auge da pandemia no país, em maio, o volume do setor de serviços caiu 0,9% frente a abril e 19,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do IBGE.

Enquanto isso, indústria e vendas no varejo já mostraram recuperação sobre o mês anterior, com altas de 7% e 13,9%, respectivamente, ainda que na comparação anual tenham caído 21,9% e 7,2%.

No acumulado do ano, o Bitcoin se destaca como o melhor investimento, tendo superado todos os índices, o dólar, e o ouro:

imagem: Yahoo! Finance

Performances do Ano

Bitcoin +166.23%
Dólar +45.68%
NASDAQ +14.86%
Ouro +25.45%
S&P500 +15.81%
Ibovespa 3,23%

Fonte: https://cointelegraph.com.br/news/why-the-coronavirus-crisis-was-good-for-capital-markets-and-in-particular-for-bitcoin

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =