Três exchanges param de negociar XRP após processo da SEC contra Ripple; queda chega a 30%

Três corretora de criptomoedas – CrossTower, Beaxy e OSL – interromperam a negociação de tokens XRP depois que a SEC, órgão dos Estados Unidos similar a CVM no Brasil, oficialmente entrou com um processo contra Ripple.

“Observação: à luz da ação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA contra a Ripple Labs e 2 de seus executivos, suspendemos todos os serviços de pagamento e negociação de #XRP na plataforma OSL, com vigência imediata e até novo aviso”, escreveu OSL hoje.

O processo da SEC foi movido não apenas contra a própria Ripple, mas também contra seu cofundador Christian Larsen e o CEO Brad Garlinghouse. O processo alega que a Ripple arrecadou US$ 1,3 bilhão em ofertas de títulos não registrados desde 2013.

“Os réus não registraram suas ofertas e vendas de XRP ou satisfizeram qualquer isenção de registro, em violação das disposições de registro das leis de valores mobiliários federais”, disse a SEC em um comunicado à imprensa.

Se a SEC ganhar o caso contra Ripple e o tribunal considerar os tokens XRP não registrados, isso representará um sério risco para todas as corretoras de criptomoedas que atualmente listam o token, observaram os especialistas.

“Acho que qualquer exchange que não remover o XRP esta semana está doida. Se a SEC disser que é um valor mobiliário, você seria louco de listá-la sem uma licença”, disse Bruce Fenton, CEO da Chainstone Labs, nesta quarta-feira (22).

Portanto, para mitigar esses riscos, as exchanges de criptomoedas – pelo menos as menores por enquanto – começaram a remover o XRP.

“O comitê de listagem da CrossTower avalia tokens em várias dimensões. Um dos critérios é se um ativo é um valor mobiliário. Dada a incerteza quanto ao status do XRP, a CrossTower decidiu remover o XRP”, disse o presidente da CrossTower, Kristin Boggiano, ao Coindesk.

E o preço do XRP sentiu a pressão. Até o momento, o token está sendo negociado por cerca de US$ 0,31 – queda de 32,25% no dia, de acordo com o CoinMarketCap. O token também perdeu sua posição como a terceira maior criptomoeda de mercado, caindo para o quarto lugar.

Fonte: https://portaldobitcoin.uol.com.br/tres-exchanges-param-de-negociar-xrp-apos-processo-da-sec-contra-ripple-queda-chega-a-30/

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + 8 =